Dia Mundial do Rock - aquecimento


Na próxima semana o mundo comemora o Dia do Rock. Sim, sim, na próxima quinta estaremos unidos comemorando o dia da boa música. Mas, porque o dia 13 de julho é considerado o Dia Mundial do Rock? Em 1985, neste dia, rolou um grande evento que reuniu artistas da Pop Music e do Rock'n roll. O Live Aid foi idealizado pelo Bob Geldof (é, o cara daquela música I don't like Mondays) para angariar fundos contra a miséria e a fome na África. Dois shows aconteceram, um no Wembley Stadium, em Londres, e outro no JFK Stadium, na Filadélfia. 

Os shows do Live Aid foram transmitidos pela TV e alcançaram audiência de, aproximadamente, 2 bilhões de pessoas em 140 países. Isso, em 1985 (e ainda hoje), era praticamente impossível para um programa de televisão. Outros números impressionantes são: 16 horas de shows, acontecendo simultaneamente em dois continentes, e 100 milhões de dólares arrecadados para a África. O Live Aid reuniu artistas de diversas épocas, incluindo, Paul McCartney, The Who, Elton John, Elvis Costello, Black Sabbath, Run DMC, Sting, Brian Adams, U2, Dire Straits, David Bowie, The Pretenders, Temptations, The Who, Santana, Madona, Eric Clapton, Led Zeppelin, Duran Duran, Bob Dylan, Rolling Stones, Queen, The Beach Boys, e tantos outros grandes artistas da história da música. 

Tudo bem, mas, e daí? E daí que o Live Aid foi um marco na história da televisão, das arrecadações em dinheiro para um só objetivo, das reuniões de artistas mas, principalmente, um marco na história da fraternidade e da música. Vocês conseguem imaginar “o melhor show ao vivo”? Então, o Queen ganhou esse “prêmio” por ter feito milhares de pessoas cantarem e baterem palmas em “We Will Rock You” e  “We are the champions”. David Bowie emocionou ao cantar “Heroes” em homenagem a seu filho e aos filhos do mundo todo. Bono Vox “salvou” uma moça que estava sendo esmagada na grade, ele simplesmente a tirou para dançar. A corda da guitarra do Bob Dylan arrebentou e Ron Wood ofereceu a sua guitarra para nosso mestre. Phill Collins se apresentou nos EUA e na Europa. Mick Jagger cantou com Tina Tunner e Paul McCartney com Elton John.  

Muitos dizem que o dia do Rock deveria ser comemorado no dia do nascimento de Hendrix, da primeira apresentação dos Beatles ou da morte de Freddie Mercury. Mas o dia Mundial do Rock é o dia em que boa vontade, amor ao próximo e Rock’n roll estiveram juntos em um mesmo palco. Então, comemoremos! Muito Rock’n roll a todos, mas rock de verdade. Ao longo da semana falo mais de música. Para começar, Queen no Live Aid.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O flâneur e a atitude blasé - Parte II

O flâneur e a atitude blasé - Parte I

Prêmio Arte Consciência