Debaixo do viaduto...


Ontem, dia 28, foi publicada uma lei que interessa muito para quem se preocupa com a ocupação e uso dos espaços públicos. A Lei 10.443/12, de autoria do vereador Joel Moreira Filho (PTC?), prevê o uso das áreas inferiores dos viadutos da cidade para a realização de atividades lúdicas, como a prática de esportes, realização de feiras e festivais musicais, de esportes e artes. Agora, jogar futebol, andar de skate ou fazer o nosso querido “Duelo de MC’s” debaixo do viaduto é permitido.

De acordo com o autor da proposta, “as recentes intervenções realizadas no sistema viário de nossa cidade priorizam a construção de viadutos em regiões populosas, mas o Poder Público nem sempre consegue meios de viabilizar um tratamento apropriado dessas áreas que, muitas vezes, tornam-se locais degradados e inseguros para a população”.

Entre as atividades compreendidas na lei estão jogos de basquete, futebol, vôlei, peteca, jogos de tabuleiro, além de ginástica e skate. Também estão inclusos brinquedos de playground, cursos e exposições de arte em geral, feiras de cultura e arte e atividades de bar e lanchonetes. No entanto, todas as intervenções devem passar por um estudo técnico para serem realizadas (ta aí a tal da burocracia, mas que de alguma forma, mantém a ordem).

Acho que a aprovação desta lei beneficia projetos como o Duelo de MC’s, que já teve problemas por ocupar embaixo do Viaduto Santa Tereza e a Copelada, que é nossa copinha de futebol de rua. Além disso, os artesãos que não tem espaço em feiras “oficiais” poderão expor seus produtos e bandas legais da cidade, como o Graveola e a Pequena Morte, poderão nos agraciar com música boa, na rua.

Não sei se a aprovação desta lei é uma estratégia eleitoreira para que os ânimos de movimentos organizados da cidade sejam acalmados, mas acho que ganhamos alguma coisa, podendo ocupar, também, este espaço perdido que é embaixo dos viadutos. Agora, uma pergunta que talvez não tenha resposta: O que farão com as pessoas, famílias e usuários de drogas que moram debaixo dos viadutos, como é no Complexo da Lagoinha?  





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O flâneur e a atitude blasé - Parte II

O flâneur e a atitude blasé - Parte I

Prêmio Arte Consciência