Eleições: hora de melhorar a cidade
Hoje começa a campanha política para rádios e canais de televisão. Uma eleição é o momento derradeiro de sensatez do povo. Não digo que há pleno exercício da cidadania porque, muitas vezes, alguns candidatos são eleitos por promover festas, doar cestas básicas, beijar as crianças e também porque somos obrigados a votar. Se não houvesse obrigação, acredito que o Brasil não estivesse em uma república, tamanha é nossa falta de compromisso com a política.
Nestas eleições, a Lei Ficha Limpa já estará em vigor. Todos pedem para votar consciente, mas acho que devemos votar de forma inteligente. Se um candidato ou outro já mostrou que não é competente, que é corrupto, que só quer benefício próprio, que usa dinheiro público para financiar negócios próprios e de sua família (e andar de jatinho), ele não deve ser votado. Mudanças metem medo e novos candidatos também, mas precisamos renovar e não insistir no erro de eleger ou reeleger aqueles que sabemos ser coruptos e desonestos.
Em Belo Horizonte, os candidatos para prefeito e vereadores não são os mais animadores. Ainda temos como candidato o prefeito que proibiu usos da cidade, que contratou o próprio filho para assumir cargo importante na Comissão da Copa, que "plantou pedras" debaixo de viadutos, que quis pôr fim ao mercado do Cruzeiro, que vendeu ruas, que queria acabar com a feira Hippie e mais um monte de outras coisas. Do outro lado, temos um ex ministro e ex-prefeito da cidade, que está sendo acusado de acabar com um programa social de esporte do Governo Federal e de não ser bom ministro. Entre os demais candidatos estão Venessa Portugal e Pepê, sempre.
Entre os candidatos a vereador se apresentam figuras conhecidas (e com filme bem queimado) que tentam tirar vantagem do cargo, que deveria ser uma representação do povo. Nossas 41 cadeiras correm o sério risco de continuar nas mãos de Léo Burguês (o faltador, vereador das coxinhas), Maria Lúcia Scarpelli (aquela que deu um chilique e chamou as pessoas que ocupavam a assembléia - a casa do povo - de ditadores https://www.facebook.com/video/video.php?v=392980180739918), Geraldo Félix (aquele que pegou dinheiro público "emprestado" e depois se arrependeu) e outros nomes que, infelizmente, alisam seus rostos com óleo de peroba e decidem se candidatar novamente.
Peço, encarecidamente, que as pessoas de Belo Horizonte (e de todas as ciadades do país) pensem e pesquisem os candidatos. Procurem saber se há processos no Ministério Público e consultem o site do Ficha Limpa. Não se influenciem por campanhas bonitas e pomposas, por canais de televisão imparciais, por promessas vazias. No dia 7 de outubro, não tenha má vontade. Vá votar. Se o indivíduo não vota, ele não tem o direito de reclamar.
Listei alguns sites interessantes:
Ficha Limpa: http://www.fichalimpa.org.br/index.php
DivulgaCan (divulga os registros dos candidatos): http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/ResumoCandidaturas.action
Movimento de combate à corrupção eleitoral: http://www.mcce.org.br/
Nestes sites, é possível fazer denúncias de abusos de candidatos:
Tribunal Superior Eleitoral: http://www.tse.jus.br/
Ministério Público Federal: http://www.pgr.mpf.gov.br/
Controladoria Geral da União: http://www.cgu.gov.br/Denuncias/
Estes sites são de movimentos em BH:
Movimento Fora Lacerda: http://fora_wp.falasocial.com/
Ocupe a Câmara: http://ocupecamara.org/
Somos Pampulha: http://somospampulha.org/
Nossa BH: http://www.nossabh.org.br/index.php
Comentários
Postar um comentário