Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2019

Transições...

Imagem
A forma como utilizamos as tecnologias digitais nos tornam dependentes delas. Hoje, quando não conheço um lugar, visito antes por meio do Google Maps ou Google Earth e me guio pelo GPS. A forma de armazenar arquivos e documentos também se modificaram.  Quando tive meu primeiro contato com tecnologias digitais, as ferramentas de arquivamento eram disquetes (você pode conhecer um aqui https://www.techtudo.com.br/listas/2019/06/dez-curiosidades-sobre-disquetes-que-fizeram-sucesso-nos-pcs-dos-anos-90.ghtml ). Só fui conhecer um pendrive na faculdade, em 2005, quando um professor disse que teve que importar o pendrive dele. Agora, salvo tudo no Google Drive. Para comprar um produto, busco opiniões de outros usuários nas redes sociais e também utilizo sites de compra e venda de artigos novos e usados para vender o que já não me atende. Também utilizo as novas tecnologias para fazer cursos de confeitaria e aprender receitas (meus trabalhos de confeitaria podem ser vistos ...

Dispositivos móveis

Imagem
Os dispositivos móveis são parte de mim. Já não fico sem o smartphone conectado, mas uso para acessar redes sociais, aplicativos de banco, de transporte, de mensagens, de localização, etc. Também utilizo muito o Kindle para ler os textos da faculdade e livros.  Ainda não tive oportunidade de trabalhar com dispositivos móveis em experiências pedagógicas e também não os utilizo para realizar minhas atividades enquanto aluna. Mas acredito que são ferramentas que, se usadas de forma criativa e inteligente, podem contribuir muito para o processo de ensino e aprendizagem, inclusive de alunos da EJA.

Vida cotidiana e familiar

As tecnologias digitais são parte da vida cotidiana. Minha experiência atual e diária com tecnologias digitais se resume a algumas redes sociais, e-mail, aplicativos de mensagens, de transporte e de comida e acesso em plataforma de filmes por meio de computador, smartphone e televisão. Também utilizo GPS por meio de smartphone e leio livros e textos da faculdade em um dispositivo de leitura de e-books. Para manter contato com familiares e amigos utilizo o Whatsapp ( o Whatsapp Web é uma ótima ferramenta para organizar trabalhos em grupo e encaminhar documentos   - https://web.whatsapp.com/ ) inclusive para realizar ligações. Em meu trabalho o uso de tecnologias digitais é restrito, sendo possível o acesso por meio de computador na intranet da instituição.

Senta que lá vem história...

Sei que textos longos não fazem parte da realidade dos blogs mas, para mim, é impossível contar uma história em 140 caracteres. Por isso... lá vem textão! Primeiras memórias Meus primeiros contatos com tecnologia digital aconteceram quando eu tinha uns 15 anos. Era 2002, eu estava no 1º ano do Ensino Médio. Nessa época nem todas as pessoas tinham computador e, principalmente, acesso à internet. Me lembro que o primeiro computador que tivemos em casa foi uma máquina velha, que minha tia estava dispensando. Internet? Só discada e acessava só depois de meia noite ou nos finais de semana. Utilizava pouco o computador e a internet para fazer pesquisas e trabalhos escolares. No início dos anos 2000 tinha que frequentar muito a biblioteca e escrever no papel almaço para fazer bons trabalhos escolares. Professorxs e alunes não tinham o acesso que existe hoje e a escola só tinha computadores nas salas de administração. Nem as atividades eram digitadas em computador. Lembro que m...

Reativando... temporariamente!

Estou reativando o blog, mas por um motivo específico. Uma atividade sobre tecnobiografia para a disciplina de Recursos Tecnológicos Aplicados ao Ensino da Faculdade de Letras da UFMG.